A província está a nomear um perito externo para conduzir uma inspeção sobre a conturbada (direção escolar) Toronto District School Board (TDSB), avançou a Canadian Press na terça-feira.
O presidente da TDSB pediu ao governo para intervir, depois de um tenso impasse entre a diretora de educação Donna Quan e vários administradores sobre a sua recusa em divulgar o seu contrato de trabalho.
A ministra da Educação, Liz Sandals, diz que a maior direção escolar do Canadá tem sido afetada por acusações de comportamento inadequado, insubordinação e uma cultura permanente de medo entre os funcionários e administradores.
Sandals refere que Margaret Wilson, a anterior Register of Ontario College of Teachers, vai conduzir uma inspeção externa da TDSB.
A inspeção incluirá uma investigação sobre os atuais problemas operacionais na TDSB e vai também focar-se sobre a estrutura de governação da direção.
Sandals lembra que os problemas na direção de Toronto estão a colocar em risco a confiança do público, e não apenas na cidade, mas em toda a província.
“Como ministra, eu não tenho escolha, se não agir”, sublinhou. “Estou confiante de que esta inspeção vai ajudar-nos a iniciar o processo de restaurar a confiança pública na TDSB.”