O governo do Ontário promete $65 milhões este ano para oferecer mais ajuda a pessoas com problemas de saúde mental e de dependência, como parte do seu programa de 10 anos para melhorar os serviços, avançou a Canadian Press na terça-feira.
O ministro da Saúde, Eric Hoskins, refere que o financiamento, que vai crescer para $83 milhões no próximo ano, vai ajudar a reduzir o tempo de espera e melhorar o acesso aos serviços de saúde mental.
Hoskins salienta que muitas vezes um diagnóstico surge numa sala de emergência do hospital ou depois de um confronto com a polícia, e que o sistema deve mudar para que “não haja nenhuma porta errada”, através da qual alguém pode procurar tratamento.
Ele também quer ajudar a “fechar as lacunas no nosso sistema, especialmente quando se trata de fazer a transição entre a adolescência e a idade adulta”, ao lidar com a doença mental ou dependência.
Haverá $28 milhões, este ano, para programas comunitários que oferecem acesso fácil aos serviços, subindo para $55 milhões no próximo ano. Outros $16 milhões vão financiar 1.000 novas unidades habitacionais de apoio para pessoas com doenças mentais que estão desabrigadas, um programa que Hoskins diz ter comprovado que funciona, e deve ser um “pilar fundamental” de um programa de tratamento.