No passado fim de semana, uma comissão de Amigos de Dalnavert promoveu a primeira reunião aberta ao público para discutir a possibilidade da reabertura do museu Dalnavert.
O Museu foi encerrado em setembro de 2013 devido ao número reduzido de visitas. A comissão dos Amigos de Dalnavert constituiu-se no Outono do mesmo ano e é formada por museólogos, elementos da direção e voluntários do museu.
Oitenta e quatro pessoas encheram o centro de visitantes ligados ao museu, em Carlton Street, para uma apresentação de duas horas, seguida de uma sessão de perguntas e respostas.
Dalnavert é a antiga casa de Hugh John Macdonald, filho do primeiro-ministro do Canadá, John A. Macdonald. Hugh John foi primeiro-ministro da província de Manitoba.
Dalnavert foi restaurado por 500.000 dólares em 1970, mas nos últimos anos caiu em desgraça pública, apesar das atividades de Natal e do Dia das Bruxas que têm atraído centenas de pessoas através das suas portas históricas.
Uma proposta para usá-lo como um centro de recursos para as vítimas da criminalidade chamou a oposição de grupos históricos que querem manter a casa histórica como um museu.
“Os Amigos de Dalnavert estão a realizar um estudo com o objetivo de ver a possibilidade de Dalnavert reabrir como museu . E anuncio-vos que a Fundação Winnipeg deu um subsídio de 15.000 dólares para este estudo. Esta é a primeira oportunidade que temos para reunir com a comunidade e ver quem está interessado”, disse Adèle Hempel, presidente interina dos Amigos de Dalnavert.
Estiveram presentes historiadores, membros de grupos comunitários, o vereador da cidade Brian Mayes e vários membros de “Manitoba Historical Society”. A organização que possui o museu Mayes fez questão de anunciar que, apesar de encerramento do museu, os 20.000 dólares de subsídio da cidade para 2013 e igual quantia para este ano, ainda estão ao dispor de Dalnavert.
Mas, com encargos sobre a propriedade na ordem de 14.000 dólares por ano, os subsídios têm sido tipicamente usados para pagar esses encargos
“O que nos interessa é o melhor para Dalnavert. Não estamos interessados em muito dinheiro. Os Amigos de Dalnavert precisam de liberdade e controle para operar sem interferência”, disse o atual presidente de “Manitoba Historical Society “, professor da Universidade de Manitoba.
Os Amigos de Dalnavert irão continuar o estudo, e espera-se que apresentem, a todo o momento, as conclusões desta primeira reunião’
Fonte da noticia : Winnipeg press