Começaram ontem os trabalhos de escavação do túnel da Eglinton-Scarborough Crosstown LRT (Light Rail Transit) com as duas máquinas de perfuração a trabalhar debaixo da Eglinton Avenue.
O ministro dos Transportes Glen Murray, o CEO da Metrolinx Bruce McCuaig e a Membro do Parlamento Provincial (York South-Weston) Laura Albanese, estiveram na Eglinton Avenue West e Black Creek Drive para o lançamento. O segundo par de máquinas de perfuração do túnel vão cavar a oeste da Leslie Street em direção à Yonge Street e Eglinton.
Uma vez concluído, o percurso terá 19 km de comprimento – dos quais 11 serão subterrâneos – e vai estender-se da Black Creek até à Kennedy Road. A parte subterrânea vai funcionar a partir da Keele Street até à Laird Drive.
Os residentes de Toronto foram convidados a nomear as quatro máquinas de perfuração que serão utilizados na linha. Os nomes Dennis e Lea foram escolhidos para representar os bairros de Mount Dennis e Leaside, enquanto Don e Humber representam os rios Don e Humber.
A Eglinton-Scarborough Crosstown LRT é parte do plano de expansão do trânsito da Metrolinx – chamado de Big Move – para a Área da Grande Toronto e Hamilton (GTHA), com um custo estimado de 50 biliões de dólares. A LRT está prevista abrir em 2020.