SONDAGEM: DOUG FORD PODERÁ SER UM CANDIDATO SÉRIO NA CORRIDA PELA LIDERANÇA DO PC DO ONTÁRIO

Imagem de arquivo. Citynews
Imagem de arquivo. Citynews
Imagem de arquivo. Citynews
Imagem de arquivo. Citynews

Doug Ford ainda não entrou oficialmente na corrida para ser o novo líder do partido dos Conservadores (PC), mas isso não impediu alguns eleitores de prever que ele vai ganhar.
Ford ficou em segundo lugar numa sondagem, com 18 por cento dos eleitores à espera que ele assuma a liderança, enquanto que 26 por cento dos eleitores acreditam que o novo líder seja Christine Elliott.
O presidente da Forum Research, Lorne Bozinoff, disse em comunicado de imprensa que Ford pode ser uma “pedra no caminho” para a campanha de Elliott.
Lisa MacLeod é a candidata colocada em terceiro lugar, com sete por cento dos eleitores a acreditarem que ela possa vir a liderar o partido. No entanto, a Forum soube que um terço dos eleitores não tem uma opinião sobre a corrida à liderança.
Ford tem até ao dia 30 de janeiro para apresentar a sua candidatura ao cargo. Mas já disse que vai tomar algum tempo para decidir o seu próximo passo.
Os membros do partido vão votar para o novo líder em maio de 2015. MacLeod e Elliott estão entre os cinco candidatos declarados, incluindo Monte McNaughton, Vic Fedeli, e Patrick Brown.
A sondagem também constatou que, numa corrida genérica sem líderes nomeados, os resultados seriam semelhantes aos da última eleição, em maio.
Os liberais teriam 40 por cento, seguido pelos PCs com 35 por cento, e o NDP com 19 por cento.
A sondagem, que selecionou aleatoriamente 1.104 pessoas, foi realizada na sexta-feira e sábado, por resposta de voz interativa através do telefone.
Esta tem uma margem de erro de três por cento.