OPOSIÇÃO APONTA FALHAS NA REDE CONSULAR, GOVERNO DIZ QUE ATENDIMENTOS AUMENTARAM

LusaLisboa, 28 out (Lusa) – A oposição apontou hoje falhas na rede consular portuguesa, mas o secretário de Estado das Comunidades rejeitou as críticas e disse que, em três anos, os postos consulares passaram a atender mais 50 por cento de emigrantes.

“Temos um crescimento médio superior a 50% na generalidade dos postos. Há 50% mais portugueses atendidos nos postos do que no momento em que entrámos no Governo”, em junho de 2011, declarou José Cesário, sem dar números absolutos, numa audição na comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades sobre a rede consular, pedida pelo PS.

José Cesário reconheceu que “há problemas na rede consular, como no ensino de português no estrangeiro, como noutros aspetos da política de comunidades” e declarou que, nos próximos meses, o Governo vai “empenhar-se profundamente na resolução de uma série de problemas” que afetam os postos em Hamburgo, Osnabrück, Estugarda, Frankfurt, Londres, Manchester, Lille, Sion, Santos, Rio de Janeiro, Goa, Montreal, Toronto, Díli, Macau, Benguela, Luanda, Maputo, São Francisco, Valência, Dacar, Caracas.