PASSOS CONSIDERA “MUITO DIFÍCIL” AEROPORTO DA HORTA SER AMPLIADO COM INVESTIMENTO PÚBLICO

LusaHorta, 27 out (Lusa) – O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou hoje que é “muito difícil” haver, a médio prazo, investimento público para ampliar a pista do Aeroporto da Horta, tendo em conta o retorno esperado.

Durante uma sessão solene na Câmara Municipal da Horta, na ilha do Faial, nos Açores, Pedro Passos Coelho ressalvou, contudo, que a concretização dessa obra poderá ser incluída nas obrigações da Ana – Aeroportos de Portugal, caso seja declarada “fundamental para a segurança da própria pista” pela Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).

“Se, por parte da ICAO, vier uma deliberação estrita no sentido de que, por razões de segurança, o prolongamento da pista tem mesmo de ser feito, evidentemente que o concessionário não deixará de o fazer. Mas, se não for nessa circunstância, isto é, se resultar apenas da nossa opção, parece-nos que o retorno que é esperado face ao investimento torna muito difícil que nós o possamos concretizar, na medida em que teríamos nós de o suportar, face ao compromisso tomado pela concessionária”, afirmou.