O fim de semana foi de premiações na indústria da televisão e do cinema. Os Emmy Awards ficaram marcados pela vitória histórica da série canadiana “Schitt’s Creek”. Já o Festival Internacional de Cinema de Toronto premiou a coprodução portuguesa “Gaza, mon amour”.
Foi uma das frases mais ouvidas da noite. “Schitt’s Creek”, a série canadiana sobre uma família falida, ganhou todos os sete prémios da categoria comédia nos Emmy Awards de 2020. Foi a primeira vez na história que isso aconteceu.
Também pela primeira vez na história a entrega de prémios decorreu virtualmente, por causa da pandemia. Na parte da passadeira vermelha, entrevistaram-se os nomeados por videoconferência. E foi também em casa, ou em ajuntamentos controlados, que os vencedores receberam as suas estatuetas.
Além de “Schitt’s Creek”, a cerimónia destacou ainda “Watchmen”, que assim se tornou a primeira adaptação de banda desenhada a vencer o galardão de Melhor Série Limitada. “Succession” venceu o prémio de Melhor Série de Drama.
Um domingo marcado por premiações. Do lado da indústria cinematográfica, foi também altura de se conhecerem os vencedores do Festival Internacional de Cinema de Toronto. A coprodução portuguesa “Gaza, mon amour” venceu o prémio NETPAC. Já o People’s Choice Award foi para “Nomadland”, antecipando-se uma possível vitória nos Óscares.