PASSOS AFIRMA-SE TRANQUILO COM A BANCA PORTUGUESA E RELATIVIZA CHUMBO DO BCP

LusaPonta Delgada, 27 out (Lusa) – O primeiro-ministro afirmou hoje que o Governo está tranquilo com os resultados da banca portuguesa nos testes de ‘stress’ europeus e relativizou o chumbo do BCP, assinalando as medidas adotadas por este banco no último ano.

“Tínhamos três bancos que estavam sujeitos a esse exame [Caixa Geral de Depósitos, Banco BPI e BCP] e podemos dizer, de um modo geral, que o resultado nos deixa tranquilos quanto ao trabalho que foi realizado pelas nossas instituições bancárias de maior relevo”, declarou Pedro Passos Coelho aos jornalistas, numa conferência de imprensa conjunta com o presidente do Governo Regional dos Açores, Vasco Cordeiro, em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

Referindo-se ao BCP, o único desses três bancos que chumbou, Passos Coelho acrescentou: “Esses testes tiveram como base a situação do banco à data de 2013, é importante que a comunicação seja muito clara a este respeito. E todas as medidas que foram sendo adotados pelo banco ao longo deste ano vão ao encontro das preocupações que foram mencionadas nas conclusões dos testes de ‘stress’, e que apontavam para alguma fragilidade em cenários muito adversos”.