GOVERNO CABO-VERDIANO DESTACA GANHOS NA JUSTIÇA, OPOSIÇÃO CRITICA LENTIDÃO E INEFICÁXIA

LusaCidade da Praia, 27 out (Lusa) – A justiça cabo-verdiana foi discutida hoje entre Governo e oposição no Parlamento, com o Executivo a destacar os ganhos e enumerar desafios e a oposição e criticar a morosidade e falta de eficiência e eficácia no setor.

Na abertura da sessão de outubro na Assembleia Nacional com o tradicional debate sobre a situação da justiça, tanto o Movimento para a Democracia (MpD) como a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) criticaram a morosidade e falta de transparência e pediram reformas no setor, enquanto o Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) e o Governo destacaram os ganhos, mas enumeraram desafios e constrangimentos.

“A UCID desafia este Parlamento a mudar a matriz dos códigos vetustos que vêm emperrando a eficácia da justiça e adote códigos modernos ajustados aos sinais dos tempos. A UCID desafia este parlamento a assumir como seu o problema da morosidade da justiça e adote medidas e estabelece metas para resolver de uma vez por todas os problemas”, pediu o presidente do partido, António Monteiro.