Nesta segunda-feira, os eleitores do Ontário vão às urnas em dezenas de eleições municipais que vão decidir quem serão os principais vencedores e os grandes derrotados.
Toronto será o centro das atenções com os residentes a decidir se prolongam o reinado da família Ford, enviando o irmão mais velho de Rob Ford para o gabinete de presidente.
Doug Ford, um vereador novato que foi o defensor mais vocal do seu irmão na Câmara Municipal, entrou na corrida no mês passado, depois que o presidente foi repentinamente internado para o que mais tarde foi diagnosticado como um cancro raro e agressivo.
Rob Ford vai, por sua vez, concorrer para a Assembleia Municipal pelo seu anterior bairro da ala oeste de Toronto, que o seu irmão deteve nos últimos quatro anos, e que continua a ser uma área leal à família Ford.
Dois políticos veteranos também são considerados os principais candidatos para o cargo: o ex-líder do partido Conservador do Ontário, John Tory, e Olivia Chow, uma nova democrata que representou federalmente a baixa de Toronto na Câmara dos Comuns por quase uma década, antes de decidir lutar pela presidência da maior cidade do Canadá.
As mais recentes sondagens sugerem que Tory tem uma vantagem confortável na intenção de voto popular.
Porém, Toronto não será a única cidade a substituir um incumbente controverso.
Os eleitores em London, vão escolher um sucessor para o ex-presidente Joe Fontana, que renunciou ao cargo neste verão depois que foi condenado de fraude governamental, ao forjar um cheque enquanto era um deputado federal liberal. Fontana, que está a cumprir quatro meses em prisão domiciliar, prometeu não concorrer a um cargo público novamente.
Os três principais candidatos são Matt Brown, Paul Brown e Joe Swan. Por seu lado, os residentes de Mississauga vão ter um novo presidente pela primeira vez em quase quatro décadas.
Hazel McCallion ganhou 12 eleições municipais seguidas, mas agora está em processo de aposentação. A presidente de 93 anos de idade – apelidada de Furacão Hazel – manifestou o seu apoio a Bonnie Crombie, que está a lutar com Steve Mahoney pelo cargo.
Na vizinha Brampton, a presidente Susan Fennell está em dificuldades, havendo sondagens a apontar para a vitória da candidata Linda Jeffrey.