PORTUGAL NÃO SUBSCREVERÁ CONCLUSÕES DE CONSELHO EUROPEU QUE IGNOREM INTERCONEXÕES — PASSOS COELHO

LusaLuxemburgo, 22 out (Lusa) — O primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, advertiu hoje, durante uma visita ao Luxemburgo na véspera de rumar a Bruxelas para um Conselho Europeu, que Portugal não subscreverá conclusões da União Europeia sobre o “pacote energia” que ignorem a questão das interconexões.

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o seu homólogo luxemburguês, Passos Coelho indicou que teve oportunidade de transmitir “ao primeiro-ministro (Xavier) Bettel as particulares preocupações que Portugal tem quanto à fixação de objetivos vinculativos relativamente às interconexões sobretudo na área da eletricidade e do gás”, considerando “pouco sério” o comportamento da UE nesta matéria.

“O nível de interligação entre Portugal, Espanha e a França, e, portanto, o resto da Europa, é inferior a 2% da capacidade instalada. Portugal e Espanha são uma ilha energética. Ora, nós fizemos esforços muito grandes do ponto de vista estrutural para poder ter uma economia mais competitiva e estamos alinhados com a ideia de ter um mercado interno de energia que possa funcionar plenamente”, disse.