247 MILHÕES PARA ESCOLAS NOVAS E RENOVAÇÃO DE OUTRAS, ENQUANTO PROGRAMAS ESSENCIAIS ESTUDANTES ESTÃO A SER CORTADOS

(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)
(Direitos Reservados)

Québec, Canadá – Quando se assiste a cortes massivos pelas direções escolares, o governo dá-se ao luxo de novos gastos. Cerca de 247 milhões vão ser aplicados na construção de novas escolas e renovação de outras.
O Ministro da Educação da Província do Québec não quis dizer exatamente para que escolas vai o dinheiro, mas informou que a maioria será para escolas de Montreal. Em conferência de imprensa disse que serão construídas 12 escolas novas e que, pelo menos 20 outras serão renovadas e aumentadas. “A grande parte do dinheiro vai para Montreal, que precisa mais, já que as escolas são mais velhas e com mais problemas “, disse Bolduc.
Mas, enquanto são construídas novas escolas, os serviços a favor dos estudantes estão a ser cortados. Des Samarres, da direção escolar de Lanaudière, foi o último a anunciar cortes nos programas de pequeno-almoço e almoço. Na última semana, as direções escolares de toda a Província do Québec resolveram cortar também os programas da compra de livros, atividades educacionais e suporte aos trabalhos de casa.
O Ministro da Educação, frustrado, pediu às direções escolares que encontrem outras alternativas para cortes. “É muito importante que colaborem, nós temos de proteger os serviços a favor dos estudantes”, disse Bolduc. “Eu sou o Ministro, eu quero isso, e acho que é importante dizê-lo”.
Mas, por outro lado, Bolduc também confirmou na segunda-feira na cidade de Québec que as Universidades terão cortes de milhões no orçamento deste ano.