ANALISTAS: DINÂMICA DA ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE NÃO VAI MUDAR MUITO COM ENTRADA DE DOUG FORD

Doug Ford
Doug Ford
Doug Ford
Doug Ford

O candidato a presidente Doug Ford será capaz de reivindicar os sucessos políticos de Rob Ford como seus, sem a bagagem da infinidade de escândalos que “arrastaram” o seu irmão, dizem os analistas, mas a dinâmica global da campanha permanecerá inalterada.

A análise surgiu logo após a notícia de que Rob Ford tinha desistido da eleição para presidente para concorrer à Assembleia Municipal e que Doug iria concorrer ao cargo mais alto da cidade.

“A mensagem central da campanha não vai mudar”, disse John Stall, especialista político da 680News. “A retórica de defender o registo… a poupança do dinheiro, as gruas na rua, o turismo cheio de vida, (Doug) pode e vai dizer para fora que é tudo por causa dos Fords”. Stall referiu que Tory e Chow terão agora menos munição à sua disposição com a mudança para Doug.

A jornalista da Maclean, Charlie Gillis, afirmou que o enredo “Tory contra Ford” vai continuar a dominar, na antecâmara da eleição de 27 de outubro. “As dinâmicas básicas da campanha, que agora é Tory contra Ford, acho que é mais ou menos o mesmo”, salientou Gillis. “A única coisa que Doug tem a seu favor é que começa a agenda de Ford sem instabilidade.”

O candidato John Tory era o favorito nas últimas sondagens, enquanto que Olivia Chow estava em terceiro lugar. As eleições têm lugar no dia 27 de outubro.