O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, agraciou ontem cinco pioneiros com a medalha de mérito das comunidades portuguesas. Um sexto elemento foi chamado, mas não estava presente.
Um reconhecimento em nome do governo português a pessoas que ajudaram a construir a história da comunidade portuguesa no Canadá. O respetivo diploma será depois entregue aos próprios pelo Consulado de Portugal em Toronto.
O ato decorreu no final da abertura oficial, da exposição – 60 anos da emigração portuguesa para o Canadá – composta de 20 fotografias históricas que refletem as experiências dos emigrantes portugueses e dos seus descendentes em Toronto.
A exposição, organizada no âmbito do Scotiabank CONTACT Photography Festival, vai estar patente ao público até 19 de maio, na City Hall Rotunda.
A coleção de fotografias foi disponibilizada pelo projeto de história luso-canadiana (através da Clara Thomas Archives and Special Collections da Universidade de York), em parceria com o Consulado-Geral de Portugal em Toronto.