BES: SOLUÇÃO É A QUE “MELHOR DEFENDE” CONTRIBUINTES – PASSOS COELHO

LusaO primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, considerou hoje que a solução anunciada pelo Banco de Portugal para resolver os problemas no Banco Espírito Santo (BES) é a que “melhor defende os contribuintes”, frisando que foi recebida “favoravelmente” pelo mercado.

Pedro Passos Coelho interrompeu hoje por alguns momentos as férias que está a passar com a família em Manta Rota, no Algarve, para falar aos jornalistas sobre a decisão do Banco de Portugal, que anunciou no domingo um plano de capitalização do BES de 4.900 milhões de euros e a separação dos ativos tóxicos (‘bad bank’) dos restantes que ficam numa nova instituição, o Novo Banco.

“O que é essencial hoje é passar uma mensagem de tranquilidade quanto à solução que foi adotada. Ela respeita o quadro legal e portanto o Governo não deixou de a apoiar. E, em segundo lugar, é aquela que oferece, seguramente, maiores garantias de que os contribuintes portugueses não serão chamados a suportar as perdas que, neste caso, respeitam pelo menos a má gestão que foi exercida pelo BES”, afirmou o governante.