Xenofobia ou racismo são valores que ainda estão presentes na sociedade canadiana. Um dado preocupante, divulgado pelo mais recente estudo sobre estereótipos no Canadá. É sabido que estereótipos em torno da religião, etnia e raça podem ter efeitos prejudiciais sobre as pessoas. Ainda assim, entre os canadianos, este tipo de crenças prevalece.
Uma pesquisa recente da Ipsos Public Affairs e da Global News revelou que três em cada dez canadianos acreditam que os muçulmanos seguem a lei da Sharia em vez da lei canadiana. Além disso, duas em cada dez pensam que a comunidade judaica controla os setores da comunicação social e das finanças. Mais de quatro em cada dez canadenses acham que pessoas de diferentes raças são fundamentalmente diferentes umas das outras. A esmagadora maioria concorda que o racismo é um comportamento terrível, mas, apesar disso, quase metade admite ter pensamentos racistas.
Os especialistas não se surpreendem com os resultados do estudo, avança a Global News. Há quem diga que o racismo e a intolerância religiosa são comportamentos profundamente enraizados.