Portugal qualificou-se para a final do Europeu sub-19 de futebol, ao eliminar a campeã Sérvia, por 4-3, no desempate por grandes penalidades, após um jogo que chegou ao fim a zeros, após os 120 minutos no Pancho Arena, em Felcsut, Hungria.
Tal como em 2013, as duas equipas não conseguiram definir o finalista mo tempo regulamentar e foram a penalties tendo Portugal sido mais eficaz e falhado apenas uma vez, por Tomás Podstawski, enquanto pelos sérvios desperdiçaram Gacinovic e Milinkovic-Savic.
Na final, Portugal, que procura o segundo título e chega 11 anos depois de novo à final, vai encontrar a Alemanha, que goleou a Áustria, por 4-0.
Para Hélio Sousa, selecionador de Portugal, “Não é de mais enaltecer o facto de, nos últimos cincos anos, estarmos pela quarta vez consecutiva presentes na fase final de campeonatos da Europa e de ser a terceira vez que vamos estar no Mundial. É sinal de que se está no caminho correto, à procura de evoluir. É o caminho certo para potenciar os nossos jogadores. Há que continuar. Mais cedo ou mais tarde, estes e outros jogadores poderão ser opções e aumentar a qualidade do nosso futebol, nomeadamente na seleção A”.