MORREU ESCRITOR RUBEM ALVES

Rubem Alves

Rubem AlvesO escritor brasileiro Rubem Alves, morreu com 80 anos no sábado, no Centro Médico de Campinas, em São Paulo, na sequência de complicações de saúde devido a uma pneumonia.

Rubem Alves deu entrada no hospital com um quadro de insuficiência respiratória , depois o hospital informou que o estado de saúde do escritor se tinha agravado e a sua morte foi divulgada pelo jornal “O Globo” e referencia nona página pessoal da presidente Dilma Yousef.

Rubem Alves era casado e tinha três filhos, nasceu a 15 de setembro de 1933 em Dores da Boa Esperança, no sul de Minas Gerais e morava em Campinas há décadas.

O escritor era um dos intelectuais mais respeitados do Brasil, tendo publicado diversos artigos em jornais e revistas, além de ter sido cronista, pedagogo, poeta, filósofo, contador de histórias, ensaísta, teólogo, académico, autor de livros infantis e até psicanalista.

Filho de uma família protestante, Rubem Alves estudou teologia no seminário Presbiteriano do Sul, tendo sido pastor de uma comunidade presbiteriana no interior de Minas e em 1963, viajou para Nova Iorque, onde fez uma pós-graduação, tendo regressado à paróquia em Lavras, Minas Gerais, durante a ditadura militar, onde acabou por ser perseguido pelos militares.