PÃO E CHÁ OFERECIDOS EM SÃO MIGUEL PARA PROMOVER ÚNICA REGIÃO PRODUTORA DE CHÁ DA EUROPA

acores1Pão e chá vai ser distribuído de borla na sexta-feira à noite, na Maia, na ilha açoriana de São Miguel, para atrair visitantes à única região da Europa onde se produz chá.
A ideia partiu da junta de freguesia e vai contar com cerca de três mil papos-secos para distribuir numa iniciativa que já vai na 13.ª edição.
A “Noite de pão quente e chá ao luar” decorre na zona balnear do Porto Novo, na Maia, a partir das 22:00 locais e estima-se que possam comparecer cerca de três mil pessoas.
Na Maia é tradição durante as noites de verão, ir em grupo comprar pão quente à única padaria da freguesia, onde moram quase duas mil pessoas e esse hábito foi transformado em cartaz turístico anual, sendo já considerado um dos eventos que mais turistas atraem à Maia numa única noite.
Além do pão quente, os visitantes vão ter à espera uma chávena de chá da Gorreana feito na hora, manteiga, queijo e pela primeira vez, será oferecida também marmelada, de um fabricante micaelense que se associou ao evento.
A Gorreana é a maior das duas fábricas de chá que existem em São Miguel (chegou a haver seis na costa norte da ilha) e entre os anos de 1980 e o início deste século foi mesmo a única que continuou a funcionar.
A fábrica produz chá preto e verde, tem 32 hectares de plantação e produz 38 toneladas em média por ano.
O serão começa pelas 20:30 com um desfile etnográfico por algumas ruas da freguesia, envolvendo vários grupos locais e muita música, primeiro pela banda filarmónica da Maia, num palco montado no areal, e depois por dois DJ noite dentro.