VITOR BENTO NOVO NOME PARA SUCEDER A SALGADO NO BES

besO atual presidente da SIBS poderá ser o novo presidente executivo do Banco Espírito Santo (BES) por convite da ESFG e Credit Agricole, já a partir da próxima semana.

O nome de Vítor Bento terá reunido consenso, incluindo do Banco de Portugal e agora, a ideia é ultrapassar a crise criada no seio da administração, com a saída de Ricardo Salgado da presidência do grupo.

Os novos administradores irão substituir imediatamente os gestores do banco e serão cooptados, podendo começar a trabalhar já como novos líderes da instituição bancária, a partir da próxima segunda-feira.

Na prática, significa que os administradores da família Espírito Santo renunciam de imediato e serão substituídos pelos novos administradores.

Ricardo Salgado deixará assim de ser presidente executivo do BES, já e desaparece o nome de Amílcar Morais Pires, apontado como primeira escolha de Salgado, para o substituir na liderança do banco.

A indefinição do rumo do banco levou a alguma desvalorização do BES nos últimos dias nos mercados bolsistas, pelo que os acionistas ansiavam uma solução rápida.

Agora, primeira vez a administração do BES é proposta pelos dois maiores acionistas, o ESFG e o Credit Agricole. Os dois detêm 40% do capital do BES e até ao primeiro trimestre deste ano, estavam unidos numa holding entretanto extinta, a Bespar. Depois dessa extinção, a família Espírito Santo deixou de poder, sozinha, decidir os destinos do BES. E assim, pela primeira vez, os franceses do Credit Agricole intervieram na proposta de nomeação da presidência do BES, como aliás o Banco de Portugal pretendeu.

Se esta proposta reunir o apoio da Bradesco, outro acionista do BES, será possível antecipar a nova lista com um apoio alargado, sem esperar pela assembleia geral de 31 de julho a qual terá de ratificar a solução.