
A embaixada dos Estados Unidos no Uganda alertou esta quinta-feira para uma ameaça específica de ataque terrorista eminente contra o aeroporto internacional da capital, Kampala.
De acordo com a representação diplomática, via internet, “A embaixada norte-americana foi informada pela polícia ugandesa de que, segundo fontes dos serviços de informações, existe uma ameaça específica de ataque contra o aeroporto internacional de Entebbe por um grupo terrorista desconhecido este 03 de julho entre as 21:00 e as 23:00 (19:00 e 21:00 em Lisboa)”.
Nenhum grupo é mencionado na mensagem. Os radicais islâmicos somalis “shebab”, ligados à Al-Qaida, reivindicaram recentes atentados, nomeadamente no Quénia e no Djibuti.
A embaixada dos Estados Unidos, que recorda a “ameaça contínua de potenciais ataques terroristas no país”, aconselhou os viajantes que tinham previsto deslocar-se hoje à noite ao aeroporto, nos arredores da capital, para “reverem os seus planos”, pois, segundo media locais, o exército e a polícia reforçaram a sua presença em Kampala e arredores, utilizando nomeadamente veículos pesados.
O Uganda e o Quénia estão, como a Etiópia e o Burundi, entre os principais fornecedores de tropas para a força africana destacada na Somália (AMISOM), que combate os “shebab” desde 2007.