GRUTAS NATURAIS DE PENELA ABERTAS AO PÚBLICO ATÉ AO FINAL DO ANO

grutas penelaAté ao final do ano estão abertas a visitas as grutas naturais de Penela, cavidades naturais inseridas no Centro de Interpretação do Sistema de Espeleológico do Dueça.

Para a autarquia, trata-se de um projeto-piloto, que prevê a realização de visitas guiadas e a dinamização de pacotes turísticos para grupos e famílias a partir deste mês de julho, com o lema “Um espaço de todos para todos”.

A ideia agora é tornar acessíveis as cavidades naturais do CISED, inaugurado em 2005, através do cumprimento de um conjunto de normas de utilização, sem descurar o equilíbrio e a sustentabilidade do próprio espaço.

Com esse projeto-piloto o município pretende a partir do próximo ano definir o modelo de concessão das visitas às “grutas vivas e naturais” que existem no município, através de visitas em segurança técnica e científica, sob monitorização do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Coimbra.

Em causa, duas grandes cavidades naturais, em que numa delas, o Soprador do Carvalho, é possível navegar de bote em águas subterrâneas, além de vários subsistemas que estão agregados.

Além da visitação das grutas naturais, localizadas no maciço rochoso da Serra de Sicó, o protocolo assinado, entre câmara e empresa gestora do espaço, inclui também passeios pedestres, atividades de lazer e aventura.