26 NOVOS SÍTIOS CONSIDERADOS PATRIMÓNIO MUNDIAL

unescoA UNESCO incluiu esta semana 26 novos sítios na lista do Património Mundial.
Na lista constam o Delta de Okavango, no Botsuana, as Falésias de Stevns Klint (Dinamarca), o Grande Parque Nacional dos Himalaias (Índia) e o Monte Hamiguitan (Filipinas).
Os locais foram inscritos na Lista do Património Mundial durante a 38.ª sessão do Comité do Património Mundial, da UNESCO, em Doha, no Qatar, que já contempla locais em 161 países.
Na reunião de 10 dias, o emir do Qatar, Abdullah bin Nasser bin Khalifa Al Thani, anunciou uma doação de 7 milhões de euros para um novo fundo para proteger os sítios considerados Património Mundial, afetados por conflitos ou desastres naturais.
Os novos locais incluídos são justificados, porque, o Delta do Okavango, acredita-se que é o maior delta interior do mundo, o Grande Parque Nacional dos Himalaias, o mais recente dos novos parques nacionais da Índia e o Monte Hamiguitan, com 1.620 metros, nas Filipinas.
A UNESCO considerou ainda como Património Mundial a Cidadela de Erbil, a quarta maior cidade do Iraque, construída em cima de uma majestosa montanha há mais de oito mil anos e tida como a cidade mais antiga do mundo habitada ininterruptamente.