O médico da seleção portuguesa de Futebol. Henrique Jones foi chamado esta terça-feira à conferência de imprensa que habitualmente antecede os encontros da equipa, para esclarecer o boletim clínico da equipa e garantiu que até agora, só existiram 3 lesões musculares reais, a de Fábio Coentrão, Hugo Almeida e Rui Patrício, sendo os restantes casos, mialgias.
Henrique Jones esclareceu ainda que Portugal entrou no Mundial com 23 jogadores aptos antes do primeiro jogo e que Cristiano Ronaldo está bem melhor do que quando chegou aqui.
As cinco lesões em 2 jogos, pouco comum, levantaram questões sobre a condição física da equipa portuguesa pelo que o médico adiantou que, dos 4 jogadores condicionados por lesão, Rui Patrício e Hugo Almeida se Portugal passasse a uma segunda fase, a equipa poderia contar com eles, enquanto os outros dois, estão a fazer trabalho condicionado até à hora do jogo com o Gana.
O trabalho de recuperação tem sido intenso, mesmo assim Henriques Jones acabou por dizer que tinha alertado a Federação para a necessidade da equipa precisar de mais um fisioterapeuta.
Ainda sobre a aptidão da equipa e as condições de climatização que iria enfrentar no Brasil, o médico da seleção portuguesa afirmou que o acompanhamento tem sido constante, tendo mantido contato permanente com o treinador e que logo em Janeiro apresentou um estudo sobre a condição da equipa, considerando que a sobrecarga desportiva poderá ter sido o fator de risco que pesou até agora, no índice de suspeição de lesões.
Henrique Jones deixou escapar a frase: não é por acaso que muitos jogam em Espanha e como se viu a seleção espanhola já regressou a casa.
Quanto ao clima do Brasil, o médico da seleção lembrou que ele difere de região para região e que só em Manaus, onde o grau de humidade é muito elevado, a aclimatização da equipa iria necessitar de um mês, ou, pelo menos 15 dias, o que era impossível, mas para Brasília, onde a seleção vai defrontar o Gana na quinta-feira, as condições climatéricas são diferentes, mais amenas o que permite encarar eventuais problemas, com mais otimismo.
Portugal tenta o apuramento para os oitavos de final do Mundial do Brasil, na quinta-feira frente ao Gana, com tarefa dificultada pela derrota pesada com a Alemanha e o empate com os EUA.
Já apurados para a próxima fase, estão: o Brasil, o México, Holanda, Chile, Colômbia, Costa Rica, Argentina e Bélgica.
Austrália, Bósnia, Camarões, Espanha, Inglaterra já foram eliminadas.