Com as votações antecipadas abertas em quatro eleições parciais federais, os Liberais e o NDP estão a lutar pelo círculo eleitoral do centro de Toronto, Trinity-Spadina.
No sábado de manhã, tanto o líder nacional Liberal, Justin Trudeau, como o líder do NDP, Tom Mulcair, pararam na área para reforçar o apoio aos seus candidatos.
Os liberais e o NDP têm ambos feito tudo para garantir uma vitória em Trinity-Spadina. O assento foi desocupado por Olivia Chow (NDP), no início deste ano, quando ela deixou o cargo, a fim de concorrer a presidente da cidade de Toronto.
Apesar de muitos terem visto a área como território do NDP, uma vitória de um candidato liberal no distrito, na recente eleição provincial, tem encorajado os liberais federais.
O ex-vereador Adam Vaughan está a tentar ganhar o assento para os liberais. O candidato conservador Benjamin Sharma também está a competir com Vaughan e Joe Cressy para tentar vencer, mas é pouco provável que o consiga.
Falando sobre a recente vitória dos liberais provinciais, Mulcair disse que o resultado da eleição provincial tinha mais a ver com o fato das pessoas na área quererem parar os conservadores progressivos.
Da sua parte, Trudeau salientou que a vitória provincial era um bom sinal para os liberais, mas ressaltou que ainda é preciso trabalhar para envolver as pessoas nas questões federais.
Ambos os líderes reconheceram que a data de 30 de junho para a eleição parcial torna as coisas um pouco mais desafiadoras, uma vez que está “ensanduichada” entre o fim de semana e o (feriado) Dia do Canadá, com a probabilidade de muitas pessoas optarem por estar fora da cidade.
Além da corrida eleitoral por Trinity-Spadina, as votações antecipadas já estão abertas em Scarborough Agincourt, onde o candidato Liberal Arnold Chan vai tentar manter a área sob as cores vermelhas (Liberais). Este assento parlamentar ficou vago depois que o deputado liberal Jim Karygiannis anunciou em abril que iria sair. Chan vai lutar contra Elizabeth Ying Long (NDP) e contra o candidato conservador Trevor Ellis.
Os eleitores nos círculos eleitorais de Alberta – Fort McMurray-Athabasca e Macleod – também vão às urnas a 30 de junho.