ESPANHA TEM NOVO REI

espanhaO rei Felipe VI defendeu esta quinta-feira a monarquia parlamentar como fator de estabilidade em Espanha, afirmando que quer ser um referente da “exemplaridade” e que pretende uma coroa “íntegra, honesta e transparente”.

Afirmando que “com toda a razão” os cidadãos exigem essa exemplaridade, Felipe VI aproveitou o seu primeiro discurso após ser proclamado rei para defender a primazia dos interesses gerais e fortalecer a cultura democrática.

Na sessão conjunta das Cortes Gerais, Felipe VI garantiu que a coroa se tornará credora da autoridade moral necessária para as suas funções, continuando a prestar um serviço fundamental a Espanha, defendeu ainda a proximidade entre a coroa e os cidadãos, de quem quer ganhar respeito e confiança, procurando zelar pela “dignidade da instituição” com uma conduta “integra, honesta e transparente”.

Aos deputados e senadores, Felipe VI instou a que apoiem na “revitalização das instituições”, dando primazia “aos interesses gerais”, procurando que seja sempre os interesses dos cidadãos e as suas preocupações “o eixo da ação política”.

Dezenas de milhares de pessoas, muitas com bandeiras espanholas nas mãos, receberam em festa e com vivas Felipe VI, o rei proclamado oficialmente esta quinta-feira, que percorreu com a rainha Letizia algumas das ruas do centro de Madrid.

Em pé num automóvel Rolls Royce descapotável, e com a rainha sentada ao lado, Felipe VI percorreu praticamente o percurso inverso ao que realizou no dia do seu casamento, entre o Congresso de Deputados e o Palácio Real, onde hoje receberá 2.000 convidados na receção oficial.

Com uma escolta da Guarda Real a cavalo, Felipe VI foi saudado pelos cidadãos ao longo de algumas das ruas e praças mais emblemáticas de Madrid, onde um forte dispositivo de segurança está em vigor desde terça-feira.

Barreiras azuis decoradas com bandeiras espanholas marcaram todo o desfile real, que percorreu ruas como a Gran Via e a Calle Alcalá, depois de passar pelas Praças de Neptuno e de Cibeles, onde espanhóis e turistas se misturam.

Entre os presentes encontravam-se alguns espanhóis mais idosos que já estiveram na coroação de Juan Carlos e turistas que admitiram estar, por coincidência, em Madrid num momento histórico.

Muitos dos presentes, de telemóvel na mão, registam o momento histórico.

A autarquia madrilena distribuiu mais de 120 mil bandeirolas espanholas a quem, desde o inicio da manhã, se colocou junto às barreiras para saudar o novo rei.