Um turbilhão de raios e trovões rebentaram janelas, rasgaram cercas e arrancaram os topos de algumas casas, mas não causaram ferimentos graves, quando um tornado rasgou a comunidade de Angus (parte central do Ontário), na terça-feira à noite.
A polícia informou que pelo menos 20 a 30 casas sofreram “danos significativos”, na comunidade cerca de 100 quilómetros a norte de Toronto, mas os moradores disseram que houve um alívio generalizado por, aparentemente, ninguém ter sido gravemente ferido durante a tempestade severa.
Rob Kuhn, da agência Environment Canada, confirmou na terça à noite que foi um tornado que atingiu a localidade de Angus.
A agência Environment Canada tinha emitido avisos de tornado para várias comunidades na área, numa altura em que uma linha de tempestades severas com vários tornados embutidos estava a dirigir-se para a região do lago Simcoe, sendo estas acompanhadas de rajadas de vento de mais de 100 km/h, e havendo ainda a probabilidade de queda de granizo.
Os oficiais de polícia, bombeiros e paramédicos estavam a ir de porta em porta, na área afetada na noite de terça-feira, para se certificarem de que ninguém estava a precisar de ajuda.
O município de Essa, no qual Angus está localizada, declarou o estado de emergência na terça-feira à noite, o que permite que recursos extras possam ser disponibilizados no rescaldo da tempestade.
Grande parte do sul e centro do Ontário esteve sob avisos meteorológicos na terça-feira. No começo do dia, uma forte tempestade levou a que quatro pessoas fossem atingidas por um raio num campo de golfe, a norte de Toronto.
A polícia referiu que um homem de 51 anos de idade, de Thornhill, e dois homens de Toronto – com idades entre 53 e 56 – estavam em condição estável, enquanto que um homem de 60 anos, de Richmond Hill, se encontrava em estado crítico.