VENEZUELA PRETENDE UNIFICAR SISTEMA CAMBIAL EM BREVE

venezuelaO presidente da empresa estatal Petróleos da Venezuela SA, Rafael Ramirez anuncia que a Venezuela vai avançar em breve com ações para restaurar o desempenho económico do país que passam por “unificar” o sistema cambial.

O anúncio foi feito durante um encontro com investidores estrangeiros, em Londres, durante o qual Rafael Ramirez indicou que a Venezuela prevê, ao mesmo tempo, manter o investimento social que tem tornado possível a continuidade dos programas governamentais de assistência.

Na Venezuela vigora, desde 2003, um sistema de controlo cambial que impede a livre obtenção de moeda estrangeira no país.

Atualmente o sistema conta com três diferentes tipos de cotação oficial para o euro: 8,50 bolívares (Bs), 13,50 Bs e 67,50 Bs, aplicados a alguns alimentos e medicamentos, turismo, e a bens não prioritários, respetivamente.

Já no mercado paralelo de divisas, o valor por cada euro é de cerca de 98,00 Bs, mas é proibido divulgar esta cotação localmente.

Na semana passada, o Presidente venezuelano, Nicolás Maduro, afirmou que o sistema de controlo de câmbio não funcionava como esperado e que o mesmo iria evoluir no sentido de obrigar os setores especulativos a cederem.

Vários analistas dão conta que a Venezuela deverá unificar as três taxas de câmbio atuais, passando a uma só cotação, para um valor próximo aos 50 bolívares por dólar norte-americano (67,50 por euro).