PRÉMIO DE DESIGN NORTE-AMERICANO DISTINGUE ESCULTURA EXPOSTA EM PAREDES

esculturaIIUma escultura do Circuito de Arte Pública de Paredes, concebida por um estudante, foi distinguida, nos Estados Unidos, com um prémio de ‘design’.

O prémio designado ‘Merit Award’ foi atribuído pela ‘Society for Experimental Graphic Design (SEGD)’, em cerimónia que decorreu em Atlanta.

O autor da escultura premiada, denominada “Vaso”, é Artur Fontinha, aluno do mestrado em Arte e Design para o Espaço Público, da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP).

O trabalho foi um dos 412 projetos candidatos ao concurso norte-americano, dos quais a SEGD selecionou 32. Daqueles, só dois eram projetos de estudantes.

O Circuito de Arte Pública de Paredes é uma iniciativa da câmara local, no âmbito do qual aquela cidade do Vale do Sousa foi enriquecida com obras de arte “geradoras de um percurso urbano que ilustra a diversidade de linguagens da arte contemporânea e as diferentes possibilidades de intervenção no espaço público.

No circuito encontram-se representados artistas consagrados, em início de carreira e projetos experimentais de caráter permanente ou temporário e o “Vaso” pode ser visto na praça principal da cidade, junto aos paços do concelho.