RISCO DE IMPACTO NO PETRÓLEO DEVIDO A SITUAÇÃO NO IRAQUE

oilA Agência Internacional de Energia considera que a intensificação da ofensiva ‘jihadista’ no norte do Iraque representa um risco para o mercado petrolífero global, mas não a curto prazo, se os combates não se estenderem para o sul do país.

No relatório mensal sobre o petróleo, hoje divulgado, a agencia recorda que cerca de 60% da produção potencial de petróleo na próxima década será proveniente do Iraque.

Esta agência da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico), considera que o risco não é iminente “se o conflito não se estender”, apesar das inquietações que a ofensiva levanta já terem provocado a subida do preço do barril de Brent em cerca de 2,5 dólares.

A produção do norte do país está fora do mercado desde o aumento dos incidentes violentos em março passado, mas, em contrapartida, “a produção do sul do país tem estado a aumentar.

Em relação à procura de petróleo, as estimativas apontam para um aumento em cerca de 1,3 milhões de barris por dia no conjunto de 2014, para se situar em 92,8 milhões de barris diários devido à melhoria da situação económica global.