Maputo, 05 out (Lusa)- A Comissão Nacional de Eleições (CNE) anunciou hoje que o material para a votação nas eleições autárquicas de Moçambique, marcadas para quarta-feira, já está nas 53 vilas e cidades que cobrem parte do território moçambicano.
“Os materiais de votação já foram entregues a todas as províncias do país. Algumas províncias já iniciaram inclusivamente a distribuição pelos distritos autárquicos”, declarou Abdul Carimo, presidente da CNE, durante uma conferência de imprensa em Maputo.
O encontro com jornalistas serviu também para que a CNE apresentasse o `software´ de apuramento de resultados eleitorais para quarta-feira, uma plataforma que também poderá ser usada para as eleições presidenciais e legislativas do próximo ano, segundo fonte da CNE consultada hoje pela Lusa.
Segundo Abdul Carimo, o novo `software´ vai garantir que o eleitor identifique, através do seu número de inscrição, o local onde se recenseou para votar, garantindo transparência no processo e evitando abstenções.
Com o novo sistema, o eleitor passa a receber uma mensagem de texto dias antes da votação, indicando onde irá votar e o seu respetivo número de mesa de votação, explicou.
Estas são as quintas eleições autárquicas da história do país e terão a particularidade de serem as primeiras de um novo modelo que resulta das alterações da Constituição.
Os líderes das autarquias vão passar a ser escolhidos a partir da lista mais votada para a assembleia municipal, deixando de ser sufragados diretamente em boletim de voto próprio, como se verificava desde as primeiras eleições autárquicas, em 1998.
EYAC // JPS
Lusa/Fim