PRIMÁRIAS SOCIALISTAS A 28 DE SETEMBRO

PSO Partido Socialista convocou Eleições Primárias para 28 de Setembro, para escolher o seu candidato a primeiro-ministro para as próximas legislativas.

O anúncio da data foi feito esta sexta-feira, depois de aprovada pela Comissão Política Nacional do PS e numa nota, o atual secretário-geral socialista, António José Seguro, afirma que ” nós temos o dever de implementar um processo credível e o mais transparente possível”.

Os resultados das eleições europeias, ganhas pelos socialistas, mas com margem considerada estreita, abriu uma crise dentro do partido.

O PS venceu com 31,47% dos votos e conquistou oito mandatos, contra 27,71% e sete eurodeputados para o governo da coligação PSD/ CDS-PP.

Assim, a pouco mais de um ano das legislativas previstas para o Outono 2015, as europeias serviram de teste sobre a capacidade do líder da oposição socialista para estabelecer-se como uma alternativa credível para a política de austeridade implementada pelo atual governo.

Após o resultado dececionante, António Costa, autarca de Lisboa, eleito pelo PS manifestou intenção e abertura para ser candidato a líder do PS, lamentando que o que chamou de derrota histórica da direita, não tivesse resultado numa vitória histórica do seu partido.

António José Seguro ascendeu á liderança do PS, após a saída do ex-primeiro-ministro José Sócrates, em junho de 2011 e foi reconduzido secretário-geral em abril de 2013.

Sob o seu mandato, os socialistas tinham ganhado as eleições autárquicas em setembro passado, mas o seu melhor resultado foi obtido em Lisboa por António Costa.