O projecto arrancou com o Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade a dar início àquele que será o novo Showroom Internacional de Tecnologia Fotovoltaica da Europa.
O dia 29 de maio ficou marcado pelo Dia Mundial da Energia e também pela inauguração deste mais recente laboratório português de Tecnologia Fotovoltaica Concentrada que contou com a presença do Secretário de Estado da Energia, do CEO da Glintt, Manuel Mira Godinho, e do presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá.
Situado num antigo aterro sanitário, perto do Parque Industrial de Évora, o projeto resulta de um investimento de cerca de cinco milhões de euros e tem como objetivo captar negócios internacionais, servindo de “montra” para o mundo.
O investimento foi projetado tendo em conta a integração da energia em rede nacional fornecendo a mesma por um período de 20 anos, dando assim origem a uma remuneração do capital investido.
A Glintt pretende que este parque fotovoltaico seja uma incubadora de projetos futuros “por exemplo no controlo remoto e showroom para os mercados que queremos conquistar, como Africa do Sul, Jordânia, Tanzânia, México e Moçambique”, referiu Manuel Mira Godinho acrescentando que o SIFT “é um exemplo típico de uma iniciativa privada, acarinhada pelo governo e com reconhecimento excelente para encontrar soluções”.
O investimento permitiu a reabilitação ambiental de uma zona degradada e poderá abastecer cerca de 800 habitações, mais de 3.200 pessoas.