MONTREAL: CICLOVIAS DESEJADAS EM TODA A CIDADE

cicloviasAs opiniões vão de encontro aos desejos expressos por Denis Coderre: a cidade não deve apenas pensar em termos de ciclovias isoladas na cidade mas sim, em tornar todas as ruas acessíveis às bicicletas. Aref Salem, o responsável dos transportes da cidade reforça este ponto, especialmente agora que o tempo ameno trás à rua mais adeptos desta modalidade.

No ano passado foram contabilizados mais de 4000 ciclistas pela cidade nesta época e de acordo com a opinião destes adeptos da mobilidade ecológica, não é suficiente para eles usar apenas as vias destinadas às bicicletas disponíveis na cidade. As necessidades dos ciclistas ultrapassam a rede disponível.

São raros os momentos numa metrópole onde a o desejo da população coincide com a vontade dos dirigentes políticos porém, aqui há total consenso. Basta agora saber se estão reunidas todas as condições para por em andamento o plano de “cicloviar” a maior parte das ruas da cidade… Aref Salem explica a situação: “Queremos acabar com esta limitação das ciclovias. (…) Hoje já não podemos dizer “eis uma ciclovia, usem-na”, não irá resultar.

O que queremos é que todas as ruas estejam preparadas para os ciclistas. Não é possível ter uma ciclovia a cada porta, então a cidade deve garantir que os ciclistas estejam constantemente em segurança quer haja ciclovia ou não.” E a ideia toma forma, uma vez que foi anunciada, ainda esta semana, a nova lista de pistas a serem implementadas pela cidade.
Cada vez mais se defende a ideia que ao pensar em ruas elas já venham preparadas para acomodar convenientemente os ciclistas.