Tim Hudak pode ter uma ligeira vantagem na corrida para se tornar primeiro-ministro, mas uma nova sondagem descobriu que a maioria dos residentes do Ontário realmente espera que Kathleen Wynne e o Partido Liberal saiam vitoriosos em 12 de junho.
A sondagem da Ipsos-Reid, para a CP24/CTV, feita junto de 868 residentes do Ontário, determinou que 52 por cento dos entrevistados acredita que os liberais vão ganhar a eleição, em comparação com 35 por cento para os Conservadores e 14 por cento para o NDP.
O resultado é uma curiosa mudança em relação a outra sondagem da Ipsos Reid para a CP24/CTV, apresentada na quinta-feira, que deu ao partido PC (36 por cento) uma vantagem sobre os liberais (34 por cento) e NDP (23 por cento), entre os eleitores decididos a ir votar.
Essa sondagem também deu a vantagem aos Tories em termos do nível de compromisso dos seus eleitores, com 41 por cento das pessoas a afirmar que apenas uma “emergência imprevista” iria afastá-los das urnas, com intenção de voto no partido PC, em comparação com 29 por cento para os liberais e 25 por cento para o NDP.
Embora a maioria dos entrevistados possa pensar que “o momento” está do lado dos liberais, a sondagem mostra que há ainda um apetite em toda a província para uma mudança no Queen’s Park.
Um total de 69 por cento dos entrevistados disseram que “é hora de outro partido provincial assumir”, menos três pontos, desde a semana passada, mas ainda ilustrativo de um “sentimento forte”, no geral, de acordo com a Ipsos-Reid.
Até mesmo alguns simpatizantes liberais ainda acreditam que o tempo de mudança chegou, com 14 por cento dos inquiridos a responder afirmativamente. Isso em comparação com 89 por cento dos apoiantes do NDP e 97 por cento dos apoiantes do PC, que indicaram o mesmo.
Apesar de um desejo de mudança, a maioria dos residentes do Ontário permanecem, contudo, “indecisos” sobre qual o líder partidário que poderá ser o melhor primeiro-ministro. A sondagem descobriu que a líder do NDP, Andrea Horwath (34 por cento), a líder Liberal, Kathleen Wynne (34 por cento), e o líder PC, Tim Hudak (32 por cento), estão, de fato, com um empate estatístico, com a eleição agora a duas semanas de distância.
Horwath caiu quatro pontos, desde a semana passada, enquanto que ambos Hudak e Wynne subiram dois pontos. A sondagem foi realizada entre 26 e 29 de maio e tem uma margem de erro de 3,9 pontos percentuais.