Dois gangues rivais, que foram alvo de uma série de rusgas policiais, na madrugada de quarta-feira, podem ser responsáveis por uma série de tiroteios, que fizeram três mortos e deixaram uma outra pessoa ferida no ano passado, diz a polícia.
O inspetor Gord Sneddon disse aos repórteres, na quinta-feira, que os detetives de homicídios têm estado envolvidos nos projetos RX e Battery, desde que as investigações começaram há um ano, e têm feito “progressos significativos”, ao mesmo tempo que trabalham para resolver os assassinatos de Thuan “Tony” Nguyen, Michael Nguyen e Byron Linares, e a tentativa de assassinato de um outro homem num restaurante do Yorkdale Shopping Centre.
Os projetos RX e Battery têm como alvo tanto os gangues de rua Sick Thugz e Asian Assassins, resultando na prisão de um total de 94 pessoas, 52 das quais foram levadas em custódia durante as rusgas de quarta-feira. Um total de 53 rusgas policiais ocorreram na quarta-feira, resultando na apreensão de um grande quantidade de armas, drogas e moeda.
Os suspeitos sob custódia, estão a enfrentar acusações relacionadas com a organização criminal, juntamente com acusações relacionadas com armas de fogo, drogas e tráfico de seres humanos, e roubo à mão armada.