CANADÁ: GRANDES BANCOS E GOVERNO CONCORDAM EM CONTAS SEM CUSTO PARA IDOSOS E JOVENS

Foto de arquivo. Nick White / Mood Board / Rex Features
Foto de arquivo. Nick White / Mood Board / Rex Features
Foto de arquivo. Nick White / Mood Board / Rex Features
Foto de arquivo. Nick White / Mood Board / Rex Features

Os oito maiores bancos do país concordaram em expandir os serviços bancários de baixo custo e sem custo para os canadianos, anunciou na terça-feira o ministro das Finanças Joe Oliver.
A decisão segue as amplas medidas introduzidas no orçamento de Fevereiro para o acesso barato a serviços bancários.
O orçamento prometeu que o governo iria trabalhar com as instituições financeiras para expandir os serviços bancários sem custo para os jovens, estudantes e idosos de baixo rendimento, que se qualificam sob o complemento de rendimento garantido e o registado plano de poupança por deficiência.
Ao abrigo das novas regras, que entram em vigor a 15 de janeiro de 2015, os bancos vão oferecer aos grupos financeiramente vulneráveis contas sem custo, com privilégios na emissão de cheques, um mínimo de 12 transações de débito por mês e pelo menos duas transações ao balcão.
Não haverá também custos adicionais para os cartões de débito, formas de pagamento pré-autorizado e extratos mensais impressos.
Aos outros canadianos serão oferecidas contas semelhantes a um custo de $ 4,00 por mês.
Espera-se que as contas sem custo possam, potencialmente, beneficiar cerca de sete milhões de canadianos.
Susan Eng, da Associação Canadiana de Pessoas Aposentadas, salienta que as medidas para ajudar os idosos vulneráveis a evitar taxas caras são bem-vindas, como seria também a eliminação de encargos para a receção dos extratos de cartão de crédito pelo correio.