A líder do NDP, Andrea Horwath, jogou ao ataque no primeiro debate de líderes do Ontário, apelidando o governo Liberal de corrupto e dizendo que os eleitores estão fartos das suas mentiras.
Horwath afirmou que Kathleen Wynne não está isenta de culpas da decisão de cancelamento das duas fábricas de gás para salvar assentos (parlamentares) Liberais na última eleição, a um custo para os contribuintes de até $ 1,1 mil milhões.
Ela também usou o seu discurso de abertura, no debate em Thunder Bay, para atacar o líder Conservador Tim Hudak por não aparecer, classificando que a sua ausência mostra os seus verdadeiros sentimentos sobre os nortenhos.
Hudak esteve em campanha em Peterborough e na GTA, justificando que infelizmente a sua agenda não lhe permitiria participar do debate em Thunder Bay.
Wynne tentou encontrar um tom positivo no debate, afirmando que ela estava convencida que o norte do Ontário iria, uma vez mais, tornar-se um motor económico da província, graças aos ricos recursos da região.
O desenvolvimento do Ring of Fire (Anel de Fogo) veio mais do que uma vez à tona, com ambos os líderes a prometer grandes investimentos e ações para desenvolver as operações de mineração e fundição na região, centrado nas James Bay Lowlands.
Horwath garantiu que o NDP está empenhado, independentemente do financiamento necessário.
“O NDP está comprometido não só com os mil milhões de dólares [necessários], mas se for preciso mais, estamos também comprometidos com isso”, acrescentou Horwath.
Wynne salientou a importância de desenvolver o Anel de Fogo, comparando-o ao projeto de areias betuminosas de Alberta.
Se eleitos, os Liberais vão procurar parceiros federais para ajudar com o projeto, aludiu Wynne, mas eles estão preparados para assumir todo o projeto se for necessário.
Sobre o tema da eletricidade e da energia no norte, Wynne justificou as altas tarifas por causa dos milhões de dólares que o governo teve que investir no envelhecido e há muito tempo negligenciado sistema hidroelétrico do Ontário.
Wynne prometeu converter as centrais elétricas em biomassa, garantir que todos estão ligados ao sistema de distribuição, e continuar a reduzir os custos de energia através de programas existentes, como o Northern Industrial Electricity Rate Program.
Por seu lado, Horwath prometeu limitar os salários dos CEO do setor público, incluindo no setor da energia. E auditar os acordos com as empresas de energia privadas, num esforço para reduzir o desperdício. Para além disso, Horwath indicou que um governo NDP vai equilibrar as finanças da província até 2017-2018.