SINFONIA DO DESCONHECIDO A PARTIR DE HOJE NO CHIADO

museu chiadoNuno Cera criou uma instalação intitulada “Sinfonia do desconhecido” sobre três espaços de habitação coletiva da segunda metade do século XX que vai ser inaugurada esta quinta-feira no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, em Lisboa.
Com curadoria de David Santos, diretor do Museu, a nova obra criada entre 2012 e 2014 é uma instalação com uma tripla projeção vídeo sincronizada, produzida no âmbito da XX Bolsa de Artes Plásticas da Fundación Botín, em Santander, Espanha.
Os espaços em causa são The Barbican (1965-1982), dos arquitetos Geoffry Powell, Peter Chamberlin e Christof Bon, em Londres (Reino Unido), Les Espaces d’Abraxas (1978-1983), de Ricardo Bofill e Taller de Arquitectura, em Noisy-le-Grand (França), e a Quinta da Malagueira (1977-1998), de Álvaro Siza Vieira, em Évora (Portugal).
O artista articula ainda essas imagens com a narração envolvente, em “voz off”, de pequenos textos sobre a vertigem do desconhecido destes grandes planos urbanísticos do pós-guerra.
Nascido em Beja, em 1972, Nuno Cera vive e trabalha em Lisboa. Em 2004 foi um dos finalistas da primeira edição do Prémio BES Photo.