FC PORTO FECHA LIGA COM VÍTÓRIA SOBRE O BENFICA (2-1)

Com a classificação na Liga decidida, dragões e águias jogam clássico de 'orgulho' (AFP)
Com a classificação na Liga decidida, dragões e águias jogam clássico de 'orgulho' (AFP)
Com a classificação na Liga decidida, dragões e águias jogam clássico de 'orgulho' (AFP)
Com a classificação na Liga decidida, dragões e águias jogam clássico de ‘orgulho’
(AFP)

O FC Porto venceu este sábado o Benfica por 2-1, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para 30.ª e última jornada da Liga.

Os dragões entraram fortes na partida e cedo chegaram à vantagem. Ao minuto 4, Ricardo chutou colocado e rasteiro e abriu o marcador. Ficou a ideia de que Paulo Lopes foi mal batido, mas a bola ainda tocou em Jardel.

O Benfica despertou com o golo sofrido e o jogo ficou equilibrado, com muita disputa de bola e com o esférico a rondar as duas balizas.

O empate das águias surgiu através de grande penalidade. Salvio, dentro da área, ganha posição sobre Diego Reyes que derruba o extremo do Benfica. Aos 26 minutos e na conversão do castigo máximo, Enzo Pérez não desperdiçou e restabeleceu a igualdade.

Após o empate e com o encontro a decorrer sem grandes incidências, o marcador voltou a alterar-se com a marcação de um penálti, desta vez a favor dos azuis-e-brancos. O árbitro Rui Costa considerou que Jackson foi carregado nas costas por André Almeida e assinalou a falta. Na conversão, o avançado colombiano colocou o FC Porto de novo a vencer (2-1), resultado que não se alterou até ao intervalo.

No segundo tempo, o Benfica subiu ao relvado com as ideias melhor definidas e conseguiu ter maior controlo sobre a partida. Mas apesar dos vários lances de perigo que foi criando junto da baliza dos dragões, os encarnados não foram capazes de acertar com o alvo.

Aos 48 minutos, Djuricic antecipa-se a Maicon e tenta o chapéu a Fabiano mas acerta na trave. Depois (67′) foi a vez de Markovic: Salvio protagoniza uma boa jogada individual na direita e assiste o sérvio, mas este remata por cima.

Do lado do FC Porto a finalização também não foi a melhor. Aos 64′ e aos 84′, Quintero esteve perto de marcar. Na primeira, o colombiano obrigou Paulo Lopes a uma defesa apertada, na segunda o extremo, bem no coração da área e em posição privilegiada, rematou para fora.

Os dragões fecharam assim a Liga com uma vitória sobre o rival Benfica, num clássico de orgulho. O FC Porto termina a época 2013/14 na 3.ª posição, enquanto os encarnados voltam ao topo do futebol português com o título de campeões nacionais.