JOVEM ESTUDANTE DE MEDICINA RUI BRAGANÇA GANHA OURO NO AZERBEIJÃO

taekwondoRui Bragança abriu da melhor forma a participação portuguesa no Campeonato da Europa de Taekwondo, que decorre em Baku, no Azerbeijão, ao conquistar a medalha de ouro na categoria de -58kg, derrotando na final o alemão Levent Tuncant.

O jovem português de 23 anos nas meias tinha deixado pelo caminho russo Ruslan Poiseev e há dois anos, este atleta português tinha sido quinto classificado no Europeu e, no ano passado, foi 17º no Campeonato do Mundo.

O título conquistado esta sexta-feira vem na sequência de uma boa temporada, na qual já foi ouro nos Jogos da Lusofonia e no Open da Holanda. No Open da Alemanha foi medalha de bronze e, a nível interno, sagrou-se tetracampeão nacional.

O maior titulo conquistado por Rui Bragança na sua jovem carreira foi o de Vice Campeão do Mundo 2011.

Este estudante do 4º ano de Medicina na Universidade do Minho compete na categoria -58Kg e a sua posição atual no Ranking Mundial é o 5º lugar alcançado em Agosto de 2012.

A 26 de Dezembro de 1991, Rui Pedro Rebelo Bragança nasce no Hospital Nossa Senhora de Oliveira, em Guimarães.

É o mais velho dos dois filhos, de José Manuel e Mª Luísa e aos 6 anos começa a praticar Karaté, mas devido aos treinos tardios não havia miúdos da idade dele, vindo a abandonar a modalidade 3 meses mais tarde.

Desde pequeno que Rui adora a água, assim sendo, iniciou-se na Natação logo após deixar o Karaté. Rui era um nadador nato, e após 3 anos na modalidade é chamado para a equipa de competição. O inesperado surge quando com o aumento de treinos e da sua intensidade, Rui é obrigado a deixar a modalidade devido a alergia ao cloro.

No entanto, parado ele não conseguia estar, por isso aos 13 anos decide procurar um desporto que se adptasse a ele, acabando por encontrar o Taekwondo no Koryo de Guimarães.

No início, nem ele próprio pensou em grandes voos, mas mais tarde começa a entrar em competições, sendo chamado à Seleção Nacional, e o primeiro grande voo dá-se em 2007, quando Rui viaja até ao Azerbeijão e alcança o 3º lugar no Campeonato da Europa de Juniores.

Essa medalha veio abrir os olhos a todos os que o rodeavam, e se até então todos fizeram por lhe dar todas as condições para que ele triunfasse no desporto, a partir do Campeonato da Europa de Juniores, todos se esforçam ainda mais e Rui continua a conquistar terreno na modalidade.

Ainda em 2007, leva o seu nome ao pódio, conquistando a medalha de ouro no Nacional de Juniores, e a medalha de Bronze tanto no Open Internacional Comunidad de Madrid como no Open Internacional Cidade de Pontevedra.

Atualmente Rui, a competir pelo ABC de Braga, conta já com um plamarés bastante recheado de títulos nacionais e internacionais, acumulando o titulo de Vice Campeão do Mundo, com o de Campeão Nacional e Campeão Nacional Universitário.