KATHLEEN WYNNE CONVOCA ELEIÇÃO PROVINCIAL PARA 12 DE JUNHO

WynneA primeira-ministra do Ontário, Kathleen Wynne, decidiu na sexta-feira que era melhor convocar uma eleição para 12 de junho, em vez de esperar que o governo Liberal de minoria saísse derrotado de um voto de confiança no seu Orçamento.

Wynne visitou o Governador-Tenente David Onley, na sexta-feira à tarde, para lhe pedir para dissolver o Parlamento, logo após os Novos Democratas terem anunciado que tinham perdido a confiança nos Liberais e iriam juntar-se aos Conservadores para votar contra o Orçamento provincial. Os eleitores não devem considerar virar-se para a esquerda ou para a direita política, alertou Wynne, que disse que as pessoas terão uma escolha entre uma abordagem liberal equilibrada para a criação de empregos e o crescimento económico e os “esquemas irresponsáveis” dos partidos da oposição.

A primeira-ministra criticou o primeiro-ministro Stephen Harper por falhar no financiamento de projetos de infraestrutura como o Anel de Fogo do Ontário ou ajudar a melhorar o rendimento de aposentação para pessoas sem um plano de pensões do local de trabalho, mas reservou a maior parte das críticas para o NDP e os Tories.

Por tradição, as eleições do Ontário são convocadas numa quarta-feira e realizadas a uma quinta-feira quatro semanas depois, mas esta campanha vai durar cinco semanas, por causa de um feriado judaico na quinta-feira 5 de junho.

Ainda que Wynne tenha pedido a dissolução da Legislatura na sexta-feira, e esta não vá regressar ao trabalho até depois da eleição, o período de campanha não começa oficialmente até à próxima quarta-feira.