BENFICA E RIO AVE NA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL

Taça de PortugalO Benfica conseguiu com 10 jogadores em campo vencer o FC Porto por 3-1 e qualificou-se pela 
35.ª vez para a final da Taça de Portugal na qual vai encontrar como adversário o Rio Ave, que ganhou 2-0 ao Sporting de Braga.

Na luz, o argentino Salvio inaugurou o marcador logo na primeira parte aos 17 minutos, mas 
Varela fez o empate aos 52, levando o Porto para a frente da eliminatória, já que havia ganho em casa por 1-0.
 
O Benfica continuou a procurar a baliza adversária, Rodrigo falha o remate aos 56 minutos, mas logo a seguir Reyes carrega sobre Salvio dentro da grande área e o juíz da partida assinala o penalty concretizado com muita calma pelo argentino Enzo Perez, aos 59 minutos.

A eliminatória ficou resolvida, numa jogada isolada de André Gomes que aos 80 minutos, faz o golo que levantou o estádio e levou o jogador a ver o amarelo, por ter festejado tirando a camisola, num encontro em que os “encarnados” jogaram com menos um desde os 27 minutos quando Siqueira viu o segundo amarelo.

Quase em cima do apito final foi a vez de Ricardo Quaresma ser expulso, assim como os treinadores das duas equipas, tendo Jorge Jesus e Luis Castro assistido aos 6 minutos de compensação dados por Pedro Proença já nas bancadas.
 
Desta forma, o Benfica está na final da Taça de Portugal, numa época em que seguem a dois pontos do 33.º título, com três jornadas por disputar, nas meias-finais da Liga Europa e ainda nas meias-finais da Taça da Liga.
 A Taça da Liga é, por outro lado, a única prova que o FC Porto ainda pode ganhar. Para isso, precisa, numa primeira fase, de vencer em casa os “encarnados”, a 27 de abril.

À espera, na final, está o Rio Ave, que marca presença em duas finais, depois de garantir também o apuramento para o Jamor, 30 anos depois, com um triunfo caseiro por 2-0 sobre o Sporting de Braga, que já havia batido nas meias-finais da Taça da Liga. Após o “nulo” no Estádio Axa, o conjunto comandado por Nuno Espírito Santo, que segue em 11.º na I Liga, eliminou os bracarenses com tentos portugueses de Ukra, aos 26 minutos, e Ruben Ribeiro, aos 69.
 
Ao garantir a final e com o Benfica já certo na fase de grupos da “Champions”, aliás com o estatuto de cabeça de série, o Rio Ave assegurou, desde já, um lugar na Liga Europa da próxima época. Será a primeira presença de sempre nas taças europeias.
 A final da edição 2013/2014 da Taça de Portugal realiza-se a a 18 de maio, no Estádio Nacional, onde o Benfica procura o 25.º troféu, que não conquista desde 2003/2004, e o Rio Ave o primeiro, depois de em 1983/84 ter perdido por 4-1 com o FC Porto.
 O jogo de quarta-feira na Luz ficou ainda marcado pela detenção de dois adeptos do Benfica, durante a operação de segurança do clássico, já dentro do recinto, um por injúrias a agentes da autoridade e o segundo por invasão do terreno de jogo, após o terceiro golo do Benfica, apontado por André Gomes.  De resto, não se verificaram quaisquer conflitos entre adeptos dos dois clubes, sendo que a entrada e saída dos apoiantes afetos ao FC Porto decorreu dentro da normalidade.