A agência Canada Revenue Agency informa que fechou temporariamente partes do seu website, devido a preocupações de segurança da Internet sobre um bug conhecido como “Heartbleed”, impedindo os canadianos de entregarem online as suas declarações fiscais.
Em comunicado enviado por email, a CRA disse que a paralisação parcial é uma medida preventiva para proteger a informação privada que poderia cair em mãos erradas.
A restauração do acesso do público aos EFILE, NETFILE e outros serviços será, provavelmente, retomada no fim de semana, referiu a CRA em comunicado divulgado na quarta-feira à tarde.
A CRA reconhece que o encerramento está a representar uma “significativa inconveniência” para os contribuintes num momento crucial do ano, e indicou que vai dar atenção àqueles que são incapazes de apresentar a declaração em tempo útil.
A falha de segurança “Heartbleed” expôs milhões de senhas, números de cartão de crédito e outros dados confidenciais ao roubo potencial por hackers de computador que podem ter vindo secretamente a explorar o problema antes da sua descoberta, informou a Associated Press na quarta-feira.
O bug afeta a tecnologia de criptografia que é suposto proteger as contas online para emails, mensagens instantâneas e uma ampla gama de comércio eletrónico. A falha não foi detetada por dois anos.
Os especialistas estão a dizer às pessoas para mudar todas as suas senhas online.