O Conselho Municipal votou por unanimidade, 44-0, para estudar de forma mais aprofundada um plano que veria as pistas do Billy Bishop Toronto City Airport expandidas para acomodar jatos.
A cidade vai realizar uma série de estudos que irão investigar o impacto ambiental do plano, bem como a forma como uma expansão poderia afetar o tráfego, entre outras questões. Uma vez os estudos concluídos, a equipa da cidade vai dar à Porter a sua decisão sobre a questão controversa. A votação unânime teve ambos os lados a declarar vitória, uma reação que surpreendeu o vice-presidente Norm Kelly.
Na semana passada, o Comité Executivo da cidade votou 11-1 para avançar com as negociações sobre a proposta de expansão do Aeroporto de Billy Bishop Toronto City.
Um relatório da equipa municipal referia que a cidade, enquanto se aguarda a aprovação do Conselho, poderia começar a negociar com a Autoridade Portuária de Toronto (TPA, na sigla inglesa) e com a Transport Canada para alterar o (acordo) 1983 Tripartite Agreement que proíbe jatos de voar de e para o aeroporto da ilha.
Uma decisão real sobre a expansão não será feita até 2015, com um novo Conselho Municipal.