A ERB empresa de Energias Renováveis do Brasil, detida pela Rioforte, do universo do grupo Espírito Santo, inaugurou uma unidade produtora de energia renovável em Candeias (Estado da Bahia) que diz ser “única a nível mundial”, num investimento de 83 milhões de euros e responsável por 1.300 empregos diretos e 3 mil 400 indiretos nas áreas industrial e florestal.
O projeto consiste numa unidade de cogeração de vapor e energia gerados a partir de biomassa de eucalipto, considerado “pioneiro no setor petroquímico” e vai abastecer com energia limpa a maior unidade da Dow naquele país, substituindo parte do gás natural utilizado atualmente pelo complexo fabril.
A previsão por ano é de que deixem de ser lançadas na atmosfera 169 mil toneladas de dióxido de carbono (menos 33%), com consequente redução das emissões de gases de efeito estufa.
O contrato assinado entre ERB e a Dow prevê o fornecimento de vapor e energia ao longo de 18 anos, com recurso a biomassa de eucalipto de reflorestamento, num total de 10,4 mil hectares de madeira originária de fazendas das duas empresas parceiras além de parcerias com produtores rurais de municípios do litoral norte da Bahia.
O projeto vai permitir ainda a cogeração de 12 MW de energia (suficiente para as necessidades de consumo mensal de 56 mil casas), que será comercializada através da rede elétrica da Bahia.
Recorde-se que a Rioforte é uma sociedade de investimentos do Grupo Espírito Santo com ativos não financeiros distribuídos por Portugal, Espanha, Brasil, Paraguai, Angola e Moçambique, entre outros países, nos setores imobiliário, energia, turismo, saúde e agropecuária.