ALPINISTA ESPANHOL DESAPARECIDO NOS PIRENÉUS E 2 MORTOS NOS ALPES SUÍÇOS

alpes suicosO alpinista espanhol desaparecido na tarde de domingo é militar e a policia de montanha francesa diz que ele fazia parte de um grupo que tentou descer a encosta norte do Pic du Midi d’ Ossau, nos Pirenéus franceses.
O alerta foi dado pouco antes das 14:00 GMT, pelos seus dois companheiros, também eles, militares espanhóis que completaram a subida da montanha e foram resgatados pelas autoridades através de helicóptero.
A vítima desaparecida foi vista a última vez quando fazia a sua primeira descida de esqui na zona do pico, pelos seus colegas que o viram cair e desaparecer na neve dura e íngreme.
Ao cair da noite , as operações de resgate e os voos de helicóptero dificultadas pela quantidade de neve, foram suspensas e vão retomar na segunda-feira.
Já nos Alpes, um francês e um neozelandês morreram e um terceiro individuo ficou gravemente ferido no wingsuit praticando na região.
Os três homens terão saltado de um helicóptero para o vale Luetschental na parte central do cantão de Berna , com a intenção de tocar no chão no no vale, no entanto, por algum motivo não especificado, os três homens caiu a pique numa zona de pasto e quando os socorristas chegaram ao local o neozelandês de 33 anos e o francês de 34 anos já estavam mortos e o terceiro homem foi transportado de helicóptero para um hospital local, desconhecendo-se a sua idade e nacionalidade.
Ao todo, vinte pessoas morreram no último ano, a praticar wingsuit que é considerado um desporto radical de salto a grande altitude e entre elas, está o famoso praticante de wingsuit, Mark Sutton , que saltou dum helicóptero durante os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 vestido como James Bond e morreu em Agosto do ano passado, também num dos cumes das montanhas dos Alpes suíços.