As autoridades municipais estão a alertar os condutores para evitar tomar a Gardiner Expressway ou então ter muita paciência, numa altura em que três grandes projetos de reparação vão começar no próximo mês.
Os projetos na Gardiner vão começar a 26 de abril e coincidem com o encerramento de fim de semana que ocorre a cada primavera para manutenção na rodovia.
O diretor-geral dos Serviços de transporte, Steve Buckley, disse que os três projetos são os seguintes:
• Reabilitação estrutural de três pontes sobre a Gardiner entre o rio Humber e a Park Lawn Avenue. Este trabalho está previsto para ficar concluído na primavera de 2016.
• Substituição do cimbre central entre a Ellis Avenue e a Dufferin Street. Os trabalhos, que envolvem novas barreiras de betão e melhorias no escoamento das águas, estão previstos ficar concluídos neste verão.
• Substituição do convés Oeste da Gardiner entre a CNE e a Grand Magazine Street. Estes trabalhos serão feitos em duas fases. A primeira fase terá início a 26 de Abril e deverá terminar em junho de 2015, com uma pausa para os Jogos Pan-americanos; e a segunda fase começará em setembro de 2015 e deverá ser finalizada em Junho de 2016.
Ele referiu que o departamento irá tentar minimizar a duração dos engarrafamentos, modificando as sinalizações de rotas na Lake Shore e Queensway, bem como coordenar toda a construção em rotas alternativas para garantir que estas estão abertas durante os trabalhos de reparação na Gardiner.
Mas pediu também aos condutores para considerarem rotas alternativas e utilizar diferentes modos de transporte, tais como os transportes públicos e viajar em grupo.