REEDIÇÃO DO DUELO ENTRE DRAGÕES E ÁGUIAS NAS MEIAS FINAIS DA TAÇA DE PORTUGAL

taça de portugalO jogo é quarta-feira e trata-se da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal em futebol e tal como na época 2010/2011, o FC Porto e o Benfica defrontam-se para discutir a presença na final do Jamor, repetindo o cenário de há quatro anos, uma vez que o estádio do Dragão vai ser o palco do primeiro jogo da eliminatória, mas ambas as equipas reeditam o embate em condições muito diferentes.
Em 2010/2011, o FC Porto, orientado por André Villas-Boas, recebia o Benfica em primeiro no campeonato e com uma vantagem de 11 pontos sobre os “encarnados” de Jorge Jesus – eram segundos, mas com um jogo a menos. A contribuir para essa margem estava uma moralizadora vitória por goleada (5-0) ao Benfica no estádio do Dragão.
Esta quarta-feira, reedita-se a meia-final de 2010/2011, mas agora é o Benfica, ainda com Jorge Jesus, quem lidera o campeonato com 12 pontos de vantagem sobre o FC Porto (que segue em terceiro). No confronto direto entre as duas equipas esta época, os “encarnados” contabilizam uma vitória, por 2-0, na Luz.
O FC Porto surge orientado por um treinador interino, Luís Castro (que substituiu Paulo Fonseca no início deste mês), e tem em Quaresma a sua figura em destaque, crucial nas últimas vitórias dos “dragões”, especialmente na eliminação do Nápoles nos oitavos de final da Liga Europa.
Já o Benfica chega ao Dragão numa série de 26 jogos sem perder para todas as competições. A última derrota foi em Atenas, a 05 de novembro, com o Olympiacos por 1-0 (para a Liga dos Campeões), sendo também a última vez em que não marcou golos ao adversário.
Nos 14 confrontos entre FC Porto e Benfica para a Taça de Portugal disputados em casa dos “azuis e brancos”, os “dragões” venceram sete e empataram três, enquanto os “encarnados” venceram quatro.
Na outra meia-final da Taça de Portugal deste ano, o Sporting de Braga recebe na primeira mão o Rio Ave, reeditando um duelo deste ano para a Taça da Liga. Em fevereiro, os homens de Vila do Conde afastaram o Braga (detentor do troféu) da final da Taça da Liga, ao baterem em casa os bracarenses por 2-1.
Ainda mais fresco na memória está o embate da passada sexta-feira, para a 24.ª jornada da Liga: empate a uma bola, ânimos exaltados, troca de palavras entre técnicos e um adensar da rivalidade que promete se estender para os jogos da Taça de Portugal.
Na Liga, o Sporting de Braga (orientado por Jorge Paixão) segue em sexto, com 32 pontos, apenas mais quatro do que o Rio Ave (treinado por Nuno Espírito Santo), que surge em 11.º na tabela classificativa. Os bracarenses estão apenas a três pontos dos lugares europeus, mas uma presença do Rio Ave na Liga Europa da próxima época depende quase em absoluto de estar na final do Jamor.
O FC Porto-Benfica da primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal joga-se às 21:00 de quarta-feira, no estádio do Dragão, enquanto o Sporting de Braga-Rio Ave disputa-se duas horas antes, às 19:00, no estádio Axa, em Braga.